Vovó cozinheira

Vovó cozinheira

Visitas amigas

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pão de linguiça Toscana


Ingredientes: massa

1/2 kg de farinha de trigo
3 colheres (chá) de sal
2 tabletes de fermento biológico (30g)
5 colheres (sopa) de manteiga (60g)
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar (24g)
RECHEIO
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média ralada
1/2 kg de lingüiça toscana em cubos pequenos
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 gema para pincelar a massa
Modo de Preparo:
Recheio: aqueça o óleo numa frigideira e junte a cebola e a lingüiça. Frite, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até secar todo o líquido. Retire do fogo, misture o orégano e reserve.
Massa:
Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o sal, faça uma cavidade no centro e reserve. Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água até amornar. Retire do fogo, despeje no copo do liquidificador, junte o fermento e bata por 30 segundos. Acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga, os ovos e o açúcar. Bata até ficar homogêneo e despeje na tigela com a farinha de trigo. Misture com uma colher até obter uma massa de aspecto grudento e incorpore o refogado de lingüiça. Disponha a massa numa assadeira com furo no meio, com capacidade para 3 litros, untada com a manteiga restante e enfarinhada. Cubra a assadeira e deixe a massa crescer por 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média.
Num prato, bata rapidamente a gema com 1 colher (sopa) de água. Pincele a massa e, em seguida, leve ao forno por 45 minutos, ou até o pão dourar. Retire do forno e desenforme ainda morno.
Dicas: Linguiça toscana feita exclusivamente de carne suína, é uma linguiça crua e curada. A carne é moída em pedaços menores que os da linguiça calabresa. Entra em seu preparo toucinho e, em alguns casos, erva-doce, o que a deixa perfumada.

Um comentário:

sjo100 disse...

Oi Tia!!! Vou fazer esse hoje!!! Que arroz feijao que nada - hoje nos vamos jantar pao de linguica com docinho de batata doce! heheheehe

Simone